Recentes

1 de abr. de 2015

POSIÇÃO CORRETA DO TAQUINHO

Os pedais cleats ou pedais de clip surgiram por volta de 1985 através do engenheiro francês Michael Beyl (funcionário da empresa Look na época). O pedal se encaixava em uma plataforma fixada na sola de um sapato especial (sapatilha), permitindo o aumento do rendimento, pois só soltava com o movimento de lateral do tornozelo. Após alguns anos, Beyl aperfeiçoou o invento, de forma a permitir um leve giro dos pés, sem soltá-los dos pedais, comumente chamado de flutuação (variando de 0º-30º), atualmente presente em todos os pedais tendo graus variados de flutuação, pois permite uma melhor adaptação do ciclista durante o ciclo da pedalada

Posição do taquinho
As sapatilhas apresentam algumas particularidades como uma sola mais rígida, palmilhas específicas para o ciclismo, são ventiladas e sua principal função é permitir o ajuste do taco para poder gerar maior força nos pedais, consequentemente aumentando o rendimento no pedal. Contudo, uma sapatilha e/ou palmilha errada para o seu tipo de pé (plano, normal, cavo) podem levar a um mau alinhamento dos membros inferiores (quadril, joelho, tornozelo, pés), acarretando uma sobrecarga nos tendões, músculos e ligamentos podendo levar a uma lesão.

Por fim, os tacos são fixados na sapatilha e ele que realiza a interface ciclista-pedal, são ajustados sob o 1º metatarso (“bola do pé”), seu posicionamento estando avançado (a frente do 1º metatarso) poderá levar formigamento nos dedos, diminuição da sensibilidade, sensação de queimação, alteração da coloração, entre outros sinais e sintomas. Já quando está recuado ou sob o primeiro metatarso, não terá esse sintoma devido essa região do pé possuir um coxim gorduroso que “amortece” o impacto nos ossos, nervos e ligamentos. Independente da marca ou modelo o importante é um posicionamento correto dos tacos para evitar desconfortos ou possíveis lesões. Grandes mudanças na flutuação do pedal não são indicadas para aqueles que já estão adaptados a uma configuração. Caso for realizar mudanças na sapatilha ou realizar as trocas tacos para o seu pedal consulte um profissional capacitado em orientar e realizar os ajustes corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BRASIL RIDE 2019 STAGE 2