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20 de ago. de 2015

Quão mais rápido você consegue parar com freios a disco

O GCN fez um vídeo para testar o tanto que os freios a disco são mais eficazes do que os freios no aro.




Para realizar os testes, eles montaram duas bikes com configuração bastante parecidas, tendo como diferença somente os freios a disco. Ambos os ciclistas tem o mesmo peso e eles testaram em diferentes condições a performance dos freios, verificando qual deles para mais rápido.
Os resultados foram os seguintes
– Tempo seco
– Asfalto bom
– Velocidade: 40km/h
– Resultado: Mesma distância para parar a bike

– Tempo seco
– Pista com cascalho
– Velocidade: 40km/h
– Resultados: Freio a disco parou 2 metros antes

– Piso molhado
– Asfalto ruim e sujo
– Velocidade: 40km/h
– Resultados: Freio a disco parou 3 metros antes

– Piso muito molhado e com chuva
– Velocidade: 40km/h
– Resultados: Freio a disco parou 7 metros antes

Conclusão
Em tempo bom e com um asfalto perfeito, os freios não possuem muita diferença, até porque a potência de frenagem dos dois sistemas, na prática, é a mesma, ambos conseguem fazer com que a roda trave.
A grande diferença é a modulação (capacidade de controlar o freio antes da roda travar), que é bem maior e mais consistente nos freios a disco.
Como podem ver nos testes, os resultados no molhado são bem superiores no freio a disco.
O que eu, Henrique Andrade, concluo com isso, é que no quesito performance, em nenhuma situação, o freio a disco é pior do que o freio no aro. Ou ele é igual ou superior que o freio no aro.

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