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17 de jul. de 2014

CONHEÇA O FREEHUB E O CASSETE


O sistema atual de engrenagens “roda livre” é conhecido como cassete e cubo livre ou Freehub. O sistema desenvolvido pela japonesa Shimano em 1978 é o primeiro cubo livre bem sucedido, e veio em resposta as dificuldade encontradas no sistema convencional, onde a “catraca” é rosqueada diretamente no cubo.
As catracas tem alguns pontos fracos, por isso vem sendo substituídas a algum tempo, equipando atualmente apenas bicicletas sem marcha (single speed) e algumas bicicletas básicas com marchas, pois a peça é bem mais barata que o Freehub. As catracas tradicionais single ou com marchas são rosqueadas no cubo no sentido horário (sentido do aperto comum), e ficam incrívelmente apertadas, dificultando a manutenção como troca de raios por exemplo. É uma peça muito pesada e o desgaste dos dentes das engrenagens (Cogs) acontece antes do desgaste das partes internas da catraca, como as travas (macaquinhos) e esferas, causando a substituição da peça precocemente.
Conheça aqui nesta ilustração todas as partes do cubo traseiro de uma mountain bike.
Repare nos encaixes na flange do cubo e o fundo do Freehub, eles são unidos pelo parafuso tubular de alta resistência.
O sistema Freehub é uma roda livre (mecanismo da catraca) instalado em um cubo, dando a possibilidade de trocar o conjunto de engrenagens (Cassete), que é composto de 7 a 11 unidades (Cogs), sem perder a roda livre, além de poder ser removida facilmente utilizando a chave de imobilização do sistema e um extrator com entalhes para remover a tampa do conjunto do cassete, facilitando sua manutenção.
Os conjuntos cassete ficam encaixados nas estrias do Freehub, e a tampa frontal segura todo o sistema. Para abrir é necessário segurar as engrenagens (que giram livre para trás) com a chave corrente e remover a tampa com o extrator, tarefa que no sistema convencional requer uma morsa na bancada, chave especial (de acordo com a marca da catraca), uma chave inglesa de cabo longo e duas pessoas fortes.
Neste modelo o cassete é composto por Cogs simples e duplos e as ferramentas utilizadas são o extrator de cassete e a chave corrente.
Soltar e remover um cassete é tarefa bem simples, ao contrário da catraca convencional que dá muito trabalho para sair.
O cassete é um conjunto de engrenagens avulsas ou em monoblocos, onde cada engrenagem é chamada de Cog.
Existem muitos tipos de cassetes, variando além da quantidade de Cogs, a quantidade de dentes em cada engrenagem, formando relações para road e mountain bike com determinadas características (subidas, descidas ou mistas), e os materiais em que são construídas, combinado aço e alumínio e até titânio, individuais, em duplas ou em conjuntos parafusados, com os tradicionais rebaixos para facilitar o engate das marchas.
O Freehub e o Cassete são um marco no desenvolvimento das bicicletas, possibilitando economia, leveza e desempenho sem igual.
Bom pedal!

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